domingo, 28 de Abril de 2024  11:30
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
03-05-2005

Rastreio do cancro colo do útero inicia-se em Aveiro e Coimbra no dia 18


Saúde

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) inicia dia 18, nos distritos de Aveiro e Coimbra, um rastreio do cancro do colo do útero, que em quatro anos abrangerá 600 mil mulheres da região Centro.

O programa, que se alargará progressivamente aos restantes distritos do Centro de Portugal - Leiria, Castelo Branco, Guarda e Viseu -, abarca toda a população feminina com idades compreendidas entre os 25 e os 64 anos.

Este rastreio consiste na realização de um exame citológico nos centros de saúde onde as utentes estão inscritas.

De dois em dois anos, até atingirem os 64 anos, as mulheres são convocadas para realizar idêntico exame citológico, revelou à agência Lusa uma fonte da ARSC.

A realização periódica do exame citológico permite a detecção precoce do cancro do colo do útero.

O rastreio deveria começar hoje, mas o seu início foi adiado para o próximo dia 18 devido a atrasos na formação dos profissionais de saúde envolvidos, adiantou a mesma fonte.

As mulheres que cumpram os requisitos são convocadas, por carta, para se dirigirem aos centros de saúde para procederem ao rastreio do cancro do colo do útero.

O objectivo deste rastreio é diminuir a incidência desta patologia na região Centro, que actualmente se situa entre 12 e 13 casos anuais por cada 100 mil mulheres.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®